Sítio do Pica Pau Amarelo....pirlim pim pim! E olha eu como lia!!!!
Queridos colegas leitores e escritores!
Eu me recordo das experiências de aprender desde o pré-primário (educação infantil). Fui alfabetizada ao 5 anos, lia pequenos parágrafos, quando andava na rua, minha mãe me incentivava a ler as placas nos comércios. Quando já estava na 1ª série a minha professora Marina nos ensinava a ler em voz alta,mas com um importante detalhe, eu sentia o carinho com que ela transmitia a leitura para fazermos igual, e dedicação que ela tinha com aqueles que tinham muita dificuldade.
Ao chegar a 4ª série a professora Maria Aparecida já tinha outro jeito de ensinar leitura. Ela, primeiro nos ensinava a ler com as entonações e as pontuações necessárias e cobrava em chamada oral. Era nervosa e morríamos de medo dela. Ela dava música e nesses momentos a sala inteira relaxava, dava risada...momentos maravilhosos! E todas elas faziam questão de nos apresentar os autores das leituras que elas nos apresentavam. Ah! e depois de tudo isso tinha prêmio no fim do bimestre, para que fosse perfeito!
Confesso que adorava esses momentos, mas sempre fiquei em segundo ou terceiro lugar...enfim, e dentre os autores que conheci um foi extremamente marcante: Monteiro Lobato e todas as sua personagens que até hoje me causam emoção! Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde, Tia Anastácia, Dona Benta, Saci, a Cuca!, Gente! a Cuca foi malvada mais maravilhosa que já conheci e sem ela.... o que seria do Lobato! E assim cresci aprendendo...
Andrea Lanças
PCNP LEMDiretoria de Ensino de Santos
Adorei seu relato, Andrea!
ResponderExcluirMonteiro Lobato, sem dúvida, marcou a infância de muitas gerações, com personagens encantadores e inesquecíveis. Muito bacana que sua experiência pelo reino da leitura e da escrita tenha sido tão significativa.
Você viu como as professoras que tive foram, cada uma a sua maneira, especiais? Por isso me sinto responsável por passar o que aprendi e o que acredito ao meu colega professor... pretensão a minha, ou não, eu acredito que podemos transformar, enriquecer, colaborar e até amenizar o trabalho do professor em sala de aula. E obrigada Adriana pelas palavras de carinho!
Excluir