DICAS DE LEITURA - APORTES TEÓRICOS
Os livros A Leitura na Escola e Oficina de Leitura são referências sobre o tema LEITURA, pois abordam questões recorrentes no universo escolar: o que é leitura significativa, como promover a leitura em sala de aula, o que fazer para tornar o aluno um leitor proficiente.
Em A Leitura na Escola, as autoras, Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato, evidenciam um trabalho com foco nos primeiros passos no aprendizado da leitura. Partindo de pressupostos teóricos solidamente alicerçados em suas pesquisas e em pesquisadores consagrados no campo da linguagem, como Mário Perini, Angela Kleiman, Frank Smith, Grice, entre outros, as autoras abordam o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura. Dentre as causas que podem comprometer a legibilidade do texto, elas apontam: os comprimentos das sentenças, as inserções, a hierarquia de constituintes, as negativas duplas, a inversão da ordem canônica, as estruturas ativas versus as estruturas passivas. Além disso, as autoras apontam estratégias que favorecem a aprendizagem lexical, dentre elas a inferência lexical e a exemplificação.
Angela Kleiman, em Oficina de Leitura, esclarece que o propósito do livro é o de abordar a leitura enquanto atividade intelectual, focalizando-a como processo psicológico para o qual o leitor vale-se de várias estratégias calcadas em seu conhecimento linguístico, sociocultural e enciclopédico.
"Por que meu aluno não lê?" Buscando respostas para esse questionamento, a autora analisa conceitos de texto e de leitura que costumam permear a prática escolar. Kleiman apresenta vários exemplos de análises textuais que contemplam a concepção interativa de leitura. As atividades propostas visam levar o aluno à reflexão, a uma postura crítica, tirando-o da posição de passividade, de "receptáculo de informações".
No livro estão presentes proposições de teóricos como Mário Perini (gramática implícita) Koch e Travaglia (coesão e coerência) Goodeman e Smith (psicolinguística) e Eni Orlandi (análise dos discurso), que corroboram para que Kleiman construa suas próprias e relevantes proposições.
Um dos méritos dessa obra de Kleiman é tirar dos ombros do professor de português o pesado (e injusto!) fardo de ser o responsável pelo ensino da leitura. Na verdade, ele é um dos responsáveis por essa tarefa que é também dos professores das demais disciplinas pois "a palavra escrita é patrimônio da cultura letrada, e todo professor é, em princípio, representante dessa cultura."
Tanto A Leitura na Escola quanto Oficina de Leitura são importantes norteadores para sólidos projetos sobre leitura, apoiados no princípio de que aprendera ler significa aprender a ser sujeito ante a leitura, estabelecendo objetivos para ela, tornando-a uma atividade com sentido, por meio da qual o aluno, consciente de que existem estratégias das quais pode lançar mão, seja capaz de exercer controle sobre a própria aprendizagem (aprender a aprender).
(Resenha elaborada por Adriana Mello)



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