César Coll faz o prefácio do livro de Isabel Solé e uma passagem bem interessante é quando ele diz que “...os bons leitores não são
os que compreendem mais e melhor os textos que leem, mas os que sentem prazer e
gosto pela leitura. Pois bem, da mesma forma que não é razoável esperar que
alunos e alunas aprendam as estratégias de compreensão leitora sozinhos, sem
que ninguém os ensine a utilizá-las, também não é razoável esperar que aprendam
a sentir prazer e gosto pela leitura sem certos modelos que lhes proporcionem
fundamentos adequados a respeito.” E é
com esse compromisso que Solé nos promove a utilização de estratégias
que permitam aos alunos interpretar e compreender de forma autônoma os textos
lidos.( Solé, Isabel. Estratégias de
Leitura. Artmed editora, 194 páginas).
Fruto do curso para formadores do programa "Melhor Gestão Melhor Ensino" implementado pela SEESP, em abril de 2013, com o objetivo de capacitar professores da rede, visando melhorias na qualidade da educação, esse espaço visa subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, aliando aportes teóricos pertinentes a práticas bem-sucedidas, construídas na interação professor -aluno - conhecimento, rumo a uma educação emancipadora e cidadã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Andrea, realmente essa obra é fundamental na consolidação de conceitos importantes sobre leitura. Merece ser lido e relido por todos aqueles que trabalham com o tema. Não preciso nem dizer que para os professores de português ele é imprescindível, né? Adorei a dica!
ResponderExcluir